segunda-feira, agosto 18, 2014

Doctor Who - falando um pouquinho demais para apresentar!

Começando a falar de séries que sempre vejo, ou que gosto de ver ou que gostei... Sei lá! Como já disse essas coisas de tempo são complicadas


Muito bom que o relógio só tem um ponteiro!


Minha série queridinha do momento e dos últimos anos tem sido Doctor Who! Nada melhor para combinar com o comentário retardado sobre o tempo!

então, teremos muuuuuitas gifs aqui, mas juro tentar me controlar...E este é o Ten!

Pensei em fazer apenas um post, mas agora, começando a escrever, acho que será melhor dividir em dois ou mais! Nesse primeiro vou contar um pouco sobre a série e no próximo, falarei sobre como a conheci e me apaixonei por ela!


Se você tem twitter (me segue lá @inisbarbuio), deve se lembrar que os fãs chegaram a níveis quase insuportáveis em de novembro/2013. É que nessa época a série completou 50 anos e o produtor-troll deixou um recado mais ou menos assim: “Estou com uns materiais extras para o especial, quanto mais divulgarem a hastag xxxxx, mais coisas liberarei para vocês!”

Não que eu o culpe, como estratégia de marketing foi algo arriscado e grandioso e que deu muito certo, ao menos aqui no Brasil, até onde sei! TT’s direto e muita falação.

Moffat, o troll que amamos e odiamos em iguais proporções e o Dalek S2

Parece loucura começar a falar justamente pelo especial de 50 anos, mas 2013 foi especial para nós, whovians! Além do especial, houve um filme falando da origem da série (muito bom por sinal), o fim da jornada de mais um doctor (what? Fica calmo que já explico), o google fez um doodle (e era um joguinho!!), a expectativa pelo próximo ator/doctor... Muita coisa num ano e muita gente veio a conhecer apenas agora!

Em 23 de novembro de 1963, teve início uma série de caráter educativo na Inglaterra, num canal aberto, sem muita audiência, afinal o presidente Kennedy tinha sido morto no dia anterior e  Who Cares com essa série novata, educativa e para toda família?


O 1º Doctor! William Hartnell – guardem esse cara em seus corações, se não fosse sua atuação ter conquistado uma geração, nada teríamos!

Doctor Who é uma série onde um alienígena de forma humanoide viaja pelo tempo e espaço, encontra outros alienígenas, salva o dia e costuma ter um companion (normalmente terrestre para ser o nosso escada). Segundo descobrimos, ele veio de um planeta chamado Gallifrey e é um Time Lord, viaja numa cabine de polícia azul (por algum motivo eu sempre falava telefônical) que chama de TARDIS e parece ter vontade própria.


TARDIS – time and relative dimensions in space – Sim! é uma caixa azul, é maior por dentro e é uma nave espacial! E tem uma piadinha no google street view com ela!


Só que, lembram que comentei que era um velhote se metendo em confusão? Isso foi o 1º Doctor, com o tempo o ator foi ficando cada vez mais doente, ao ponto que não dava mais continuar atuando. Como tirar o personagem principal de uma série que está em seu auge? Simples, ele vai morrer e não morrer e trocamos de ator!


                                              Todos os doctors! Ou quase!


Não, isso não é spoiler, é quase impossível chegar a DW sem saber que uma hora o doutor muda! Como ele é um alien, quando está morrendo, seu sistema para enganar a morte dá um reset e tudo muda! Aparência, roupas, gostos, personalidade! Isso cria a possibilidade do próximo ator ter a liberdade de atuar de maneira diferente!

Uma jogada arriscada, que deu muito certo (afinal 50 anos!) e virou uma marca registrada da série! O único que saiu por problemas de saúde que sei foi o 1º e já estamos indo para o 13º ator a interpretar esse papel, ao menos no “canon”.


NINEEEE!!!!! Não importa o que aconteça! Ainda amo você!!


Houve uma grande paralisação de 1989 a 2005, onde paramos no 7º e voltamos com o 9º, tivemos um filme nesse meio com o 8º e vários áudio-books, livros e revistas, ao que sei.

Meu favorito é o Nono, interpretado pelo Eccleston, que quase ninguém ama. Mas a 1ª temporada da retomada é bem fraquinha perto das outras, é uma tosquisse que você abraça, num nível tão ruim de DEfeitos especial que dá a volta e você se diverte. O episódio que as pessoas costumam amar mais nessa temporada é o 6º Dalek e o duplo Empty Child+ The Doctor Dance (trauma)

A série se suporta no roteiro, não o mais genial sempre, mas normalmente bem humorado e non-sense (muito non-sense), é ficção cientifica com toques de fantasia! De educativa para ficção cientifica! Como as coisas mudaram!



                                   Eleven! Pegou a série em alta e com mais orçamento!


Em 2005, como sempre voltou com baixo orçamento como sempre! Sem grandes viagens ou acontecimentos! Mas fez sucesso! Os ingleses sentiam falta da série e ela foi renovada! Algumas alterações para a 2ª temporada, sai o Nine entra o Ten! Aos poucos a série vai ganhando mais orçamento ao decorrer dos anos, o produtor Russel T. Davies sai, entra o Moffat...


               Por aí... Aprendendo que você tem medo de coisas que nunca imaginou com o Moffat!


Entra o Eleven! Série com muito mais orçamento, estourando pelo mundo e por aí vai! Os efeitos especiais melhoraram, agora podemos falar que são efeitos! Uma repaginada também nos vilões!

Mas um deles continua parecendo um saleiro com um desentupidor de pia e batedor de bolo, sim o carinha ali de cima, o Dalek! Um dos primeiros a aparecer e um dos principais vilões da série! Digo sempre, DW tem um lado tosco que é divertido!

Corri um pouco agora, mas já está bem longo e fazer o que? Estou tentando evitar spoilers!

Gente, por fim não sou uma especialista, nem pretendo ser, sou apenas uma fã!

E como sempre digo, é tosco! mas é bom! Encarem as temporadas iniciais e vai tudo ficar melhor e você vai se divertir!

Até mais!!!



Ps: post programado pois estou ou viajando ou em curso ou sem internet até me acertar em minha nova casa, quero deixar as coisas prontas XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário