quarta-feira, agosto 13, 2014

Tudo vira história: Sini foi doar sangue!

Post atrasado por motivos de chuva e wahtsapp movimentado na quarta. Eu fiz a infeliz decisão de fazer esse post na quarta me dando o direito de relaxar na terça e... Gente acho que o grupo que participo lá, passou das 2.500 mensagens tranquilamente num dia. Sério!!!

E como é um grupo que eu faço questão de estar atualizada e de preferência conversando, devo dizer que meu dedão da mão está doendo no momento em que faço este post!!!

Mas voltando ao assunto...

Vamos falar sobre doar sangue? Não sou profunda conhecedora sobre o tema, mas apenas quero comentar as minhas impressões e informações que consegui conversando no hemocentro, então é muita coisa de cabeça e pode haver falhas, mas foi feito com carinho, e não deve ter muitas besteiras!!! O que não tenho certeza (como sempre) está avisadinho!


Pensem em tudo com carinho e reflitam viu?



A bolsa de sangue que você doa é possível se subdividir em umas 4 doações para circunstancias diferentes (estou falando de cabeça, então deve ter erros), lembro que tem o plasma, a parte vermelha, e... não lembro o resto!

De qualquer maneira, pelo que a atendente comentou o sistema de catalogo das bolsas no Brasil é bem interessante, não utilizam apenas o fator RH ou o tipo sanguíneo. Utilizam algo como subtipos, que eu nunca ouvi falar na escola e nem sabia que existia. (minha faculdade é letras não biologia)

Então se o seu tipo é A+, como o meu, depois da doação verificam esse subtipo e quando vão utilizar a bolsa tentam encaminhar para alguém com o mesmo subtipo, assim evitando maiores riscos de rejeição.

Nem todos os países parecem adotar isso e nem deve haver tantos casos de rejeição se países aparentemente mais desenvolvidos que o nosso não utilizam isso (não darei nomes ao que não tenho certeza, ok?). Mas é um cuidado a mais, que eu acho bem legal tomarmos, porque as vezes, se a pessoa que está recebendo está numa situação muito delicada, qualquer risco de rejeição diminuído é uma chance a mais de sobrevivência, não?

Além disso, sempre penso que não devemos doar porque alguém próximo a nós precisa, devemos doar porque é algo que não custa nada, se for o caso você ganha um dia de atestado (não pode fazer esforço no dia para ajudar na recuperação, então nada de academia, serviço pesado e coisas do gênero), salva vidas que nem conhece mas um dia, quem sabe estará salvando a própria ou de alguém querido, sem saber?



Entãoooo, essas coisas complidas não são para mim! Só sei que fiz minha parte! e a minha bolinha era um coraçãozinho! E é mais durinho do que aparenta! Antes pensava que era beeeem molinho!


O intervalo entre doações deve ser de no mínimo 3 meses, a pessoa deve ser maior de idade (menores de idade, mas maiores de 16 devem estar acompanhados do responsável). Pesar mais de 60 kilos, estar com a saúde em dia, ter dormido bem, assim como estar bem alimentado e ter ingerido líquidos. Após a doação deve beber bastante agua ou suco ou chá, para ajudar o organismo na reposição. Entre outras coisinhas. Só jogar na internet e tem várias paginas com informações.

O que me fez querer escrever esse post é que, ano passado fiz minha tatuagem, após isso você precisa esperar 1 ano para voltar a doar sangue, como medida de segurança. Só que isso mudou e muita gente não sabe!

Agora o prazo é de 6 meses! A mudança foi através da portaria 2712 de 12 de novembro de 2013, segue abaixo o link:




Algum tempo atrás liguei no hemocentro pensando ainda ser um ano e falei, fiz uma tatuagem, não deu o tempo ainda e queria saber se não é mesmo possível doar sangue. Falaram que eu deveria ir ali e conversar com o médico. Quando cheguei vi o cartaz sobre os requisitos e vi que para quem colocou piercing ou fez tatuagem tinha um remendo com 6 meses!


Foi um momento bem legal na minha vida e a minha tatuagem é muito simbólica para mim!

Fiquei muito feliz! O lado ruim é que tivesse disso avisada antes poderia ter doado já em março! E eu sei que muita gente não doa, por ter medo!

Antes de tudo, procure o hemocentro da sua cidade, aqui passaram a ter um horário de atendimento noturno à partir das 19h indo até umas 21h ou 22h (eu sempre chego as 19h então não sei o horário de encerramento), o que fez muita diferença, ao menos que você trabalhe com obras ou coisas pesadas assim, dá para ir doar a noite sem atrapalhar seu cotidiano!

É valido ressaltar que não é só chegar lá, que alguém já vem enfiando uma agulha no seu braço! O procedimento do hemocentro que vou, aqui no interior do Paraná, acho importante ressaltar, primeiro você pega uma prancheta com um questionário para marcar sim ou não, querem saber se você está apto a doar. Depois é feito um registro com seus dados, pois alguns dias após a doação você recebe em casa uma carteirinha de doador em casa e pode utilizar como prova (para o que for necessário). Então espera sua vez para conversar com o médico e revisar esse questionário.

Terminando isso, vai numa salinha onde será feito um exame rápido para saber se não está com anemia, basicamente um furinho no seu dedo, coleta uma gotinha de sangue numa plaquinha, coloca numa máquina e espera um pouco! Obviamente tudo descartável!!!

Se estiver ok, vai para uma outra salinha onde preenchem umas etiquetas com seus dados, que irão para a bolsa de sangue e para os vidrinhos de amostra! Saindo dali direto para a sala de coleta!

Tem uma cadeira gigante, onde a Sini sempre se atrapalha para sentar, as pessoas que trabalham ali são todas muito gentis (aliás de todo hemocentro, não tenho o que falar), pegam seu braço, acham a veia e pronto! É como fazer uma coleta de sangue para um exame, a diferença que tem mais etapas e é mais sangue recolhido.

Então é ficar ali vendo a tv ligada num canal aberto, apertando uma bolinha para ajudar o fluxo de sangue. Por percepção minha, então não é 100% certo isso, se desconfiarem que você não está bem ficam conversando com você, sempre checam se está se sentindo ok, sabe?

Na primeira vez que doei, foi uma bolsa de 450 ml, pode ser menor quem determina é o médico, pouco depois que cheguei nos 400 ml, me contaram eu comecei a passar mal, mas foi de leve. Começaram a vir me perguntar se eu estava me sentindo bem e eu respondendo, sim, sim e sim. Então senti uma leve tontura e “Pessoal acho que estou ficando tonta”, foram deitando a poltrona (é eletrônica com controle), e já viram que estavam acabando e foi finalizado, nos 450 ml mesmo.

Fiquei sabendo que é normal passar um pouco mal na 1ª vez, ainda mais eu que NUNCA sofri lesão nenhuma ou fiz cirurgia, o corpo sente a falta do sangue e tudo mais.



Estou passando mal! Posso entrar em pânico? NEM PENSE NISSO!!


Na segunda vez, nada aconteceu e agora na terceira, eu olhei no equipamento da coleta (tudo eletrônico, viu?) e estava marcando 250 ml, antes tinham me perguntado novamente se estava bem (olha só como sabem os sinais, deve ser rotina), disse que sim, mas pouco depois disso senti uma tontura meio forte, meus olhos mal se mantinham abertos, apenas avisei e o pessoal apenas pediam para manter a calma, respirar devagar e tentar manter os olhos abertos. Calma eu estava, sinceramente, foi estranho passar mal assim, porque minha vista escureceu, desfocou e meus lábios formigaram. Fiquei um tempo deitada, com os pés para cima e logo voltei ao normal. Ainda assim, fiquei por bons minutos ali, para não correr o risco de voltar a sentir tontura.

Saí da sala, fui para a saída, onde servem um lanche (bem reforçado por sinal), comi apenas o sanduiche na marra (que já é grande e ainda tem um mini pacotinho de bolachas doces e uma barrinha de cereal) e bebi uns 3 ou 4 copinhos de suco (o mais importante é ingerir líquidos), mas além do suco tinha água, café e chá!

Devo ressaltar que quem for dirigir, não é bom doar sangue, vai que você passa mal? Aliás, se recomenda até evitar ir de moto (sempre pego carona com minha mãe de carro, porque a escola é do lado, e volto de moto com meu pai, mas nesse dia preferi não arriscar). O risco de um acidente caso você sinta tontura é alto e do que adianta doar sangue para precisar dele depois?

Conversando com o pessoal, acho que foi a ansiedade da viagem! Aliás até isso interfere, na 1ª doação, além do fato de ser a primeira, também teve a questão que quase não pude doar.

Olha aí outro adendo importante, quando você toma uma vacina tem que esperar alguns dias, acho que dois ou três, só que antes era um mês e na semana anterior eu tinha tomado vacina contra a gripe, então não poderia. Fazer o que, né? Ia voltar em um mês, não ia desistir de algo que sempre achei legal! Estava esperando meu pai no portão, conversando com o vigia do prédio, meu pai chegou, era um conhecido, ficaram conversando e nisso surge uma das atendentes, acabara de chegar um fax, mudando o prazo de um mês para os tais dias e eu poderia!

Voltei para trás, fiz a doação e quando estava na saída, não queria comer, que bobeira! Apesar da tontura estava bem! Insistiram para que eu bebesse ao menos um pouco de agua e descansasse, esperei um pouco, bebi a agua e fui levantar para sair, na hora que eu peguei a bolsa, bateu uma tontura e então falei para a moça da saída “Então, melhor eu sentar mais um pouco”

Assim, quando for, escute os atendentes, eles sabem sua situação melhor que eu!

E eu fui mesmo sabendo do risco de ser mandada de volta para casa, apenas porque com a viagem eu não iria poder ajudar o hemocentro da minha cidade depois, então me arrisquei!!

E o principal motivo para vir fazer essse post GIGANTESCO, foi dar as dicas:
1 – Doem sangue e ajudem sua cidade antes de embarcarem como Au Pair!
2 – Confiram as regras do hemocentro, pois alguns sites estão desatualizados, como a coisa da vacina e da tatuagem/piercing!
3 – Se alimentem bem e bebam bastante agua quando forem doar sangue!
4 – Se  alguém passar mal e tiver tontura, não entre em pânico junto, é meio normal e todos sabem como lidar com isso.
5 – Parece chato e cheio de etapas, mas é para garantir o mínimo de perdas possível, pois mesmo que todo sangue seja testado, é tempo, dinheiro e material jogado fora se o sangue coletado não for utilizável porque a pessoa era doente (não mintam nos questionários viu? Parece meio invasivo, mas é importante)



Resumindo, é isso aê!


Bye bye!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário