quarta-feira, novembro 05, 2014

Reflexões Aleatórias Senhor dos Anéis – Deixem o Frodo em paz!


Sempre acho engraçado que as pessoas adoram o Bilbo como protagonista no Hobbit e não gostam do Frodo em Senhor do Anéis, e que juram que o Sam seria melhor para levar o anel do que ele.

Sim, vai ser um post que vai contra grande parte do que vejo dos fãs. Dito isso, não me julguem, eu tenho direito a ter minha própria opinião.

Toda a coisa que escreverei (e provavelmente será longo), veio de mais uma de minhas intermináveis conversas nerds com a Fran.

Antes de tudo: Não sou especialista na mitologia de Senhor dos Anéis, nem pretendo. Apenas uma fã, expressando uma opinião diferente do que costuma ouvir por aí, se alguém chegar a ler esse texto, favor ir com calma ok?

Pensemos no Bilbo quando ele consegue o anel está no momento da Terra Média de Paz, ainda que falsa entre as duas Grandes Guerras, o Sauron ainda não estava forte (sim, tem todo o rolo do necromante e tals, mas venhamos e convenhamos, não é nem 10% do que aparenta ser no Senhor dos Anéis, ele ficou praticamente de nota de rodapé, independente do que os filmes do Hobbit mostram ou mostrarão, sei lá).

Ele tem o anel, o que acontece? Se salva dos orcs, só consegue realizar tudo o que faz na jornada graças a ajudinha extra do anel – salvar anões, bisbilhotar a caverna com um dragão, roubar uma pedra preciosa pra acabar com uma batalha-, volta para casa sem ter sofrido grandes ferimentos, com muito ouro, com amizades e contatos, ganha um colete de mithril do pai do Legolas e, antes do anel vale lembrar que ele achou uma espada éfica também (para seu tamanho, uma espada).

Depois disso, vive uma longa vida de boas, sem grandes influências do anel.

Quando ele resolve se desfazer do anel e passa pro Frodo, que ao contrário do tio que passou na fila da sorte umas mil vezes, ele só passou uma e malema, a merda começa a acontecer.

Descobrimos que o Anel é uma grande relíquia do mal, está muito mais forte, porque o Sauron está muito mais forte! Antes de chegar em Valfenda, se o tio encontrou os trolls e ganhou uma espada elfica, ele já tinha “espíritos do mal” atrás dele antes de chegar a Bri, se não fosse por uns truquezinhos tinha sido esfaqueado lá também (pulando toda a parte do Tom Bombadil, porque ninguém merece), na colina do topo do vento é esfaqueado por um dos Nazgul e quase morre.

Lembrando que é uma ferida que NUNCA vai cicatrizar, causa dor pro resto da vida, diminui a resistência dele para as influências do anel. Isso comparado com o Bilbo que levou um resto de vida excelente, o Frodo jamais teria.

Seguindo a jornada, ele assume a responsabilidade e vamos para Mordor!

Moria e a pseudomorte do Gandalf, separação do grupo, ter o Golum de guia, passar pelo pantano dos mortos, preso pelo grupo do Faramir e.. LARACNA!

Andar sem água por Mordor, chegar a montanha e… Quase desistir, sendo que a sorte sorriu para ele e, perdendo um dedo, tudo se resolveu!

Passei rápido? Sim! Ele teve alguns momentos de sorte, decisões de sorte, mas sabemos que foi um perrengue. Quase morreu com a Laracna, quase foi comido pelos orcs de Mordor.

Daí vem pessoas falando que o Sam era melhor! Não! O Sam foi um PERFEITO acompanhante, o anel não tentou o Sam em NENHUM momento, porque o anel não estava a fim de outro Hobbit teimoso! Melhor ficar com o que estava com a mente enfraquecida pelo ferimento do Nazgul! Mentes humanas são fáceis de dominar, pobre Boromir (um dia falo de quanto eu gosto dele), só que o anel sabia, hobbits são difíceis.

O momento que o Sam carregou o anel, não houve necessidade do anel manifestar seu poder para ir mais próximo do Sauron, porque o objetivo do Sam era salvar o Frodo, que estava lá dentro de Mordor!

E na minha mente, o anel esperava que um momento o Sam seria descoberto, morto e estaria nas mãos de um orc, direto para Sauron, sem grandes esforços.

Era muito mais fácil o Sam ter esperança e otimismo, pois ele não estava ferido, nem tendo um artefato super-mega-power-poderoso e do mal brincando com a cabeça dele. O foco dele era ajudar o Frodo! Ele não pensava no anel, assim como o anel não tinha o menor interesse nele naquele instante.

O foco do Frodo era levar o anel e destruí-lo nas chamas do vulcão! Novamente levar um artefato, que tinha poder para influenciar mentes, para a destruição e esse objeto não queria ser destruído, mas ainda queria ir para aquele mesmo caminho!

E após o fim, o Sam teve uma boa vida, o Bilbo teve uma boa vida, o Frodo poderia ter? Talvez, contudo ia ter uma ferida que jamais pararia de doer por toda ela.

Se o Frodo tivesse um pouco mais de sorte, não teria essa ferida e teria passado pela Laracna sem ser capturado. Alias, se tivesse a sorte do Bilbo, teria feito essa jornada, antes do Sauron estar forte o suficiente para convocar Nazguls e a jornada teria sim, diversos percalços, só que ele poderia ter uma boa vida depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário